23 de outubro - Dia Nacional do Plantio Direto vai reunir iniciativas em prol da agricultura sustentável

03-10-2024

Da Redação FEBRAPDP

Iniciamos o mês de outubro. E este mês em particular é muito especial por celebrarmos o Dia Nacional do Plantio Direto. Desde o ano passado, 23 de outubro tornou-se, por lei, uma data reconhecida oficialmente no Brasil pela importância e relevância dos préstimos do Sistema Plantio Direto à nossa sociedade. Mais do que simplesmente um momento festivo, a data é uma oportunidade para ajudar no fortalecimento deste sistema que, através de sua prática e de suas técnicas associadas nos permite a construção de uma agricultura cada vez mais sustentável.

Neste sentido, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), em parceria cativa com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), está conclamando instituições, entidades, empresas ou mesmo produtores ligados a uma proposta de agricultura ambientalmente responsável e produtiva a, durante o mês de outubro, promoverem em suas regiões de atuação eventos e atividades que suscitem a divulgação, promoção e consolidação do Sisrema Plantio Direto.

O chamado transcende a proposta dos eventos comemorativos e estimula principalmente a realização de reuniões e encontros técnicos, dias de campo, apresentações, palestras, rodas de conversa e atividades afins à difusão tanto do Sistema Plantio Direto e seus princípios como também de técnicas convergentes à pauta da agricultura sustentável.

E este ano, novamente, a FEBRAPDP vai receber a inscrição das ações e atividades para compor o mapa do Sistema Plantio Direto 2024. A ideia é tornar isso uma tradição anual, agrupando e valorizando todas as atividades que farão parte deste movimento. No ano passado, tivemos quase 50 eventos registrados povoando diversas regiões produtoras no país. Em 2024, queremos ampliar esse número de ações. Para isso, contamos com a ajuda de todos para se mobilizarem e se organizarem. O mapa deste ano trará detalhes das ações/atividades, com temas, datas, locais, público-alvo e objetivos.

Através do endereço digital do MAPA DPND, qualquer pessoa cadastrar o seu evento, aumentando sua possibilidade de visibilidade e divulgação, conferindo coletivamente também reforço à agricultura conservacionista brasileira e às técnicas cientificamente validadas que asseguram uma maior sustentabilidade ao sistema produtivo. Participe! Seu engajamento é muito importante!