A rentabilidade do sistema de produção em SPD e a sucessão de cultivos

20-06-2024

Da Redação FEBRAPDP

Entender sobre A rentabilidade do sistema de produção em SPD e a sucessão de cultivos é fundamental não só sob o óbvio ponto de vista gerencial da atividade, mas também para embasar as decisões técnicas e práticas relativas à lavoura para quem procura sustentabilidade. Nos dias de hoje, sobretudo com desafios climáticos aumentados, a palavra sustentabilidade potencializa-se como sinônimo de viabilidade. É preciso entender isso para que se possa planejar o futuro, afinal Onde queremos chegar? Este é o título do quarto e último painel do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontece entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães, BA. Doutor em economia e pesquisador do IDR-Paraná, Tiago Telles será o responsável pela condução da palestra. Na entrevista a seguir, ele nos conta sobre o que irá abordar.

 

Sobre o palestrante

Tiago Santos Telles

  • Economista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mestrado e doutorado em Agronomia pela UEL;
  • Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER (IDR-Paraná) desde 2012;
  • Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL e do IDR-Paraná.

 

Por que o tema "A Rentabilidade do sistema de produção em SPD e a sucessão de cultivos" é destaque no 19º ENSPD?

Tiago Telles: Os sistemas de sucessão culturas de grãos são predominantes no Brasil, principalmente o de soja no verão seguido pelo milho safrinha. Todavia, os sistemas de sucessão simplificados e repetitivos como esses não atendem totalmente aos princípios do Sistema Plantio Direto, o que pode comprometer a qualidade e sustentabilidade do sistema de produção de grãos. Estudos recentes deixam claro que os sistemas de produção de grãos com maior diversificação de espécies são mais lucrativos, e técnica e economicamente viáveis. É importante apresentar esses resultados a fim de colaborar com a tomada de decisão dos agricultores, e técnicos em geral.

 

Como diretamente essa questão atua de forma prática no manejo e na performance produtiva do agricultor?

Tiago Telles: Os sistemas de produção de grãos que atendem aos pilares do SPD tem uma série de vantagens e benéficos, expressos resultados de uma boa pelas melhorias na qualidade do solo, controle de pragas e doenças e aumento da produção e da lucratividade. Na prática, essas melhorias e resultados positivos podem ser obtidos, sobretudo, com uma adequada rotação de culturas.

 

Quais os principais pontos abordados durante a sua palestra e o que o espectador terá, ao final da exposição dos conteúdos, incorporado aos seus conhecimentos e poderá levar para sua prática diária na lavoura?

Tiago Telles: Na palestra serão abordados diferentes aspectos dos sistemas de produção de grãos em SPD em comparação com os da sucessão de culturas, tais como: produção, produtividade, receita, custos de produção e lucro. Sendo destacado a importância dos sistemas em SPD para sustentabilidade da agricultura brasileira.

 

Convite

“Já iniciamos a contagem regressiva para o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontece entre os dias 9 e 11 de julho, aqui em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, de onde estou convidando vocês agricultores, agricultoras, estudantes, professores a virem participar conosco e aprendermos mais com os especialistas que aqui estarão nos trazendo mais conhecimento, mais informação para que possamos implementar o desenvolvimento da cadeia. Inscreva-se e venha participar desse grande evento que acontecerá aqui na nossa cidade!”, convida Carminha Missio, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – Faeb.

 

Inscrições e associação à FEBRAPDP

Para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e ter acesso aos benefícios de associado, que incluem descontos nas inscrições, basta associar-se à FEBRAPDP (link também disponível no site de inscrição do evento). Dentre os benefícios de ser um associado estão: o certificado exclusivo de associado FEBRAPDP; acesso ao Portal de eventos, onde você confere a programação completa de todos os eventos da FEBRAPDP que foram realizados e gravados; participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra FEBRAPDP com direito a certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.