39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo está com inscrições abertas

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), entidade científica de referência nas Ciências Agrárias no país, promove o 39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), entre os dias 25 e 27 de setembro de 2025, em São Luís (MA). O evento, que celebra quase oito décadas de contribuições ao agronegócio e à agricultura familiar, terá como destaque as técnicas de conservação e manejo sustentável do solo e da água; os avanços no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, e divulgação científica e formação de redes de pesquisa. Além disso, uma novidade a 1ª Competição de Solos do Brasil, que visa estimular o interesse de estudantes e jovens pesquisadores, valorizando a aplicação prática do conhecimento em ciência do solo. O evento deve reunir cerca de 1.500 congressistas, entre pesquisadores, professores e profissionais do setor.
Inscrições abertas com descontos para estudantes
As inscrições para o 39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo 2025 já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento. Para incentivar a participação de estudantes, a organização está oferecendo 15% de desconto para grupos de 10 alunos, desde que todos sejam sócios da SBCS. Além disso, as inscrições podem ser parceladas em até 3 vezes no cartão de crédito. Os grupos interessados no desconto devem enviar solicitação para o e-mail solos2025.cbcs@ufma.br. O prazo para submissão de resumos vai até 25 de maio, e cada autor principal pode inscrever até 2 trabalhos, em português, espanhol ou inglês.
Serviço
Evento: 39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS)
Data: 25 a 27 de setembro de 2025
Local: São Luís (MA)
Inscrições e programação: https://solos2025.com.br/
Contato para desconto em grupo: solos2025.cbcs@ufma.br
Sobre a SBCS
Com sede na Universidade Federal de Viçosa (MG), a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo atua há 78 anos na promoção de pesquisas, educação e políticas públicas para o uso racional dos solos no país. Fundada em 1947, a SBCS tem sido fundamental no avanço do conhecimento sobre solos e água, influenciando diretamente a produtividade e a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. Com cerca de mil sócios ativos em todo o país, a entidade promove a integração entre instituições nacionais e internacionais, além de zelar pela padronização de métodos de análise e classificação de solos.