Brasília é o palco escolhido para os encontros Nacional e Mundial do Sistema Plantio Direto

Da Redação FEBRAPDP

Brasília é o palco escolhido para os encontros Nacional e Mundial do Sistema Plantio Direto
Presidentes da OCB e OCB/DF Marcio Freitas e Remy Gorga Neto, respectivamente, assinam parceria com a FEBRAPDP, representada por Jônadan Ma e José Guilherme Brenner, para o 20° Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e o 3° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto - Foto: Divulgação

Entre os dias 7 a 9 de julho de 2026, Brasília vai sediar o 20° Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto e o 3° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto. Serão as maiores edições já realizadas em toda a história dos ENSPDs, com um público previsto de 1300 participantes e representantes de 40 países. O tema central será Plantas de Cobertura. A definição sobre a escolha da capital federal ocorreu foi no último dia 12, após várias rodadas de reuniões com instituições locais. Ao todo, além da própria Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP, promotora do evento e as doze instituições já compõem o bloco de parcerias da iniciativa.

Os parceiros do 20º ENSPD e do 3º EMSPD são: Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - GDF/SEAGRI/EMATER-DF; Ministério da Agricultura, Pecuária/Departamento de Produção Sustentável e Irrigação - Mapa/DEPROS; Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal - Coopa-DF; Organização das Cooperativas Brasileiras/Regional Distrito Federal - Sistema OCB/DF; Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito e Serviço Nacional de Aprendizagem - FAPE/SENAR/Sindicatos-DF; Sebrae-DF; Grupo Associado de Agricultura Sustentável - GAAS; Aprosoja; Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa; Instituto Federal de Brasília - IFB e UPIS - Faculdades Integradas.

“Os preparativos já estão sendo trabalhados com antecedência porque o 20º ENSPD e o 3º EMSPD em Brasília realmente serão os maiores encontros já realizados pela FEBRAPDP. A localização, o fato de ser a capital do país, e também serem realizados praticamente no ano seguinte à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 - COP30, que acontecerá no Brasil, cria um cenário muito favorável e ligado às responsabilidades que o Brasil estará, durante essas oportunidades, ratificando aos olhos do mundo. A agricultura brasileira tem que mostrar o que ela pode entregar, principalmente na questão da produção sustentável e de todas as demandas que existem na agenda climática. Muitos países estão altamente interessados em saber como a nossa agricultura está sendo conduzida. Não só pelo fato de serem clientes, mas também potenciais compradores e, claro, parceiros internacionais do Brasil no comércio mundial. Então, nós precisamos estar plenamente adequados com tudo que nós fazemos. Vamos mostrar ao mundo a verdadeira agricultura brasileira realizada com base sustentável, que é o Sistema Plantio Direto”, destaca Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP, que, juntamente, com José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e vice-presidente da FEBRAPDP/DF, e Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo, professor, consultor e conselheiro da instituição, compõem a comissão organizadora dos eventos.